sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

POR QUE NÃO VALE A PENA DEBATER COM UM BOLSOMINION?

 

Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/charge-do-ze-dassilva-um-santo-remedio

Para os bolsonaristas, o presidente é um ser que deve ser respeitado acima de tudo, porque ele foi escolhido por Deus para espantar alguns "fantasmas" do Brasil, como o Comunismo e a ideologia de gênero, supostamente implementados pelo governo anterior. O "mito" não erra! A culpa de tudo sempre é do PT, embora este não esteja mais no poder. Bolsonarismo, praticamente, virou uma religião.

Mark Manson, em seu livro F*deu Geral, no capítulo 4, aborda três tipos de religiões: as espirituais, as ideológicas e as interpessoais. Ele fala sobre as estratégias usadas por essas religiões para conseguir manter os fiéis sob o domínio de seus líderes, e uma delas é criando a dicotomia do "nós-contra-eles": se você questiona o "nós", vira imediatamente o "eles". Quem não apoia a guerra apoia os terroristas. Se alguém critica o capitalismo, é comunista. Quem não apoia o presidente é traidor da nação. E por aí vai. 

Estas dicotomias são criadas pelas religiões com o propósito de detonar qualquer possibilidade de seus fiéis questionarem as próprias crenças. A partir do momento em que alguém argumenta contra uma religião - ainda que a respeite - ele vira um "inimigo" e seus argumentos são nulos, ou seja, os fiéis nem ligarão para o que é dito. Se é contra, não serve, pensam assim. 

É o que vemos quando questionamos o comportamento do presidente. Seus fieis respondem com "E o PT?", "#fechadocombolsonaro2022", "O mito tem razão", "Estão chorando porque perderam a mamata". Usam sempre as mesmas frases de efeito, principalmente quando não possuem argumentos. 

Não adianta! Se você é contra o presidente, então é comunista, vagabundo, defensor de bandido, burro, não crê em Deus ou é a favor do aborto - estas duas últimas características reforçadas pela maioria das igrejas evangélicas, porque seus líderes sabem trabalhar bem a cabeça dos fiéis para que acreditem que Bolsonaro é um servo de Deus e quem for contra estará agindo errado, estará sendo a favor do mal. Fizeram muitos evangélicos acreditarem que o Brasil estava sendo dominado pelo diabo e só Bolsonaro poderia salvar o país, porque ele é homem de Deus, luta pelo bem da família e da Nação. Homem de Deus? É, eles dizem! Alguns até dizem que ele é exemplo de cristão a ser seguido. 

Engraçado! Nas escolas bíblicas, ensinam que cristão não pode xingar. Bolsonaro xinga, trata mal e humilha repórteres, excita a violência, mas, mesmo assim, é um bom cristão. Eles sabem que tudo isso é errado, mas não conseguem mais analisar e questionar toda esta ideologia de que o "mito" é homem justo, porque acreditam que, ao pensar contra o presidente, estarão sendo comunista e contra a vida. Felizmente, alguns despertam e caem fora disso, mas é raro...

Então, não adianta debater com apoiadores de Bolsonaro. Eles cegam diante dos fatos. Tudo é armação da esquerda, da mídia. Eles estão programados para acreditar somente em seu deus, o qual não pode ser questionado, senão surtam. Se o mito diz que pedra é pau, o gado concorda; se o mito volta atrás e diz que é pedra mesmo, o gado concorda também. Porque o "mito" não erra, e, quando erra, é pelo bem da Nação. Até seus erros são santos. 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A SUTIL ARTE DE LIGAR O FODA-SE, de Mark Manson 


Muitas vezes, passamos dias, meses e até anos lutando para conquistar algo, mas, por maiores que sejam os esforços, não vemos resultados, por isso o primeiro capítulo do livro apresenta o título "NEM TENTE", porque, segundo o autor, aceitar o fracasso é se libertar para o sucesso - o que ele explica com uma certa história e seus argumentos. É preciso escolher o que realmente nos importa, principalmente os bons valores e os bons parâmetros. Costumamos deixar metas e sonhos para trás porque pensamos apenas na alegria da conquista, mas não queremos encarar a luta por eles. 
Não existe ideologia ou caminho que nos leve à felicidade. Pensar positivo o tempo todo não vai nos livrar dos problemas, porque eles são inevitáveis. A felicidade está em aceitá-los e resolvê-los. Também não somos especiais só porque passamos por problemas complicados, pois em algum do mundo outras pessoas também passam ou passarão pelos mesmos. Somos responsáveis por tudo que nos acontece, embora muitas vezes a culpa não seja nossa. Sofrimentos e fracassos possuem uma importância para a vida, pois são eles que nos tornam fortes e nos aperfeiçoam. 
Além disso, o autor afirma que nunca estamos certos, mas que podemos estar menos errados em relação a tudo, e que viver à base da incerteza evita julgamentos errados sobre os outros e sobre nós mesmos. E o poder de dizer um "não" é importante para a construção ou reconstrução da nossa identidade. Enfim, é um ótimo livro para quem deseja enxergar a vida de uma forma mais realista. Para Mark Manson, uma estratégia inusitada para uma vida melhor.

Gian Carlos "Pensador"

O PODER DA POSITIVDADE, de Geraldo Rufino


 Pense num livro bom!

Nele, Geraldo Rufino apresenta princípios que o tornaram uma pessoa capaz de superar qualquer situação e de estar feliz sempre, mesmo tendo vivido a infância no lixão e ter quebrado 6 vezes na vida, inclusive com sua empresa, a JR Diesel. Segundo o autor, os princípios e valores que carrega até hoje foram repassados por sua mãe, que faleceu quando ele tinha apenas 7 anos, a qual foi, para ele, a melhor coach do mundo.
Com a leitura, você vai aprendendo que sua felicidade não depende exclusivamente da obtenção de dinheiro ou de algum bem material, ou da conquista de um bom emprego, por exemplo. Felicidade é um estado de espírito, você pode ser feliz agora, independentemente da sua condição social e econômica. É um verdadeiro tapa na cara para despertar para a vida!
Além disso, o livro aborda o poder da gratidão e da prática do bem, entre outras coisas.
Tudo isso com uma linguagem simples. Vale a pena ler!

Gian Carlos "Pensador"