sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

A SUTIL ARTE DE LIGAR O FODA-SE, de Mark Manson 


Muitas vezes, passamos dias, meses e até anos lutando para conquistar algo, mas, por maiores que sejam os esforços, não vemos resultados, por isso o primeiro capítulo do livro apresenta o título "NEM TENTE", porque, segundo o autor, aceitar o fracasso é se libertar para o sucesso - o que ele explica com uma certa história e seus argumentos. É preciso escolher o que realmente nos importa, principalmente os bons valores e os bons parâmetros. Costumamos deixar metas e sonhos para trás porque pensamos apenas na alegria da conquista, mas não queremos encarar a luta por eles. 
Não existe ideologia ou caminho que nos leve à felicidade. Pensar positivo o tempo todo não vai nos livrar dos problemas, porque eles são inevitáveis. A felicidade está em aceitá-los e resolvê-los. Também não somos especiais só porque passamos por problemas complicados, pois em algum do mundo outras pessoas também passam ou passarão pelos mesmos. Somos responsáveis por tudo que nos acontece, embora muitas vezes a culpa não seja nossa. Sofrimentos e fracassos possuem uma importância para a vida, pois são eles que nos tornam fortes e nos aperfeiçoam. 
Além disso, o autor afirma que nunca estamos certos, mas que podemos estar menos errados em relação a tudo, e que viver à base da incerteza evita julgamentos errados sobre os outros e sobre nós mesmos. E o poder de dizer um "não" é importante para a construção ou reconstrução da nossa identidade. Enfim, é um ótimo livro para quem deseja enxergar a vida de uma forma mais realista. Para Mark Manson, uma estratégia inusitada para uma vida melhor.

Gian Carlos "Pensador"

Nenhum comentário:

Postar um comentário